quarta-feira, 18 de março de 2009

O caso do 171 do post anterior

O que se tira de lição do caso em questão? Não é uma mas várias;

1) A justiça americana é obviamente mais rápida do que a nossa. Fosse ele um brasileiro...

2) O estratagema dele, mais antigo que o automóvel era a pirâmide. Os mais novos sócios na verdade pagam a remuneração que os mais antigos deveriam receber. A premissa é a entrada de novos, como direi, patos. Como a crise financeira quebrou muita gente, a fonte de Mardoff se esgotou. Esgotada a fonte e não tendo como pagar os mais antigos, a pirâmide veio abaixo. Como ele conseguiu enganar tanta gente? A primeira leva foi capturada pelo medo da crise que então corroia a economia americana na década de 90, e a lábia do sujeitinho que emgabelou todo mundo. Na segunda fase, a lábia foi amplificada pelo portfólio de clientes grandes, ricos, famosos ou fundos de pensão. A soma das duas coisas, convenhamos, leva no bico muita gente, como realmente levou. A percepção da verdade das coisas por fim foi adulterada com a apresentação de extratos falsos. Quem duvidaria de um sujeito assim?

Disso depreende-se uma lição importante: Sempre desconfiar. Se você vai investir seu dinheiro procure conhecer o sujeito que será responsável por ele. Busque informações na internet, com outros investidores, conheça o local da sede da empresa responsável. Muitos negócios são realizados pela internet. Até aí tudo bem; mas a empresa que irá investir seu dinheiro tem sede física real? possui recursos para cobrir perdar? Se você não pode ter essas informações, deixe seu dinheiro em um banco de serviços investido em renda fixa, ou outra coisa do gênero. Na pior das hipóteses, deixe na poupança. Voce pode não ganhar o rio de dinheiro que prometeram mas ele não irá virar fumaça da noite pro dia.

3) Desonesto foi o Mardoff, não os investidores. Esses foram enganados. Fica um senão a parte da operação no Brasil, que pegou investidores que aplicaram "caixa 2". Chega a ser gozado! Praticaram um ilícito, no caso o caixa 2, e querendo ganhar um troco com o dinheiro ilícito, aplicaram a grana com um 171 maior ainda. Nem dá pra chamar a polícia. Pra esses, bem feito!

Nenhum comentário: