terça-feira, 22 de dezembro de 2009

COP-15, Aquecimento Global e Interesses

Como há aqueles que, chamado céticos, provam através dos mesmos dados e pesquisas que o aquecimento global não é assim tão quente ou ainda que seja uma fase pelo qual a natureza do planeta passa comumente e a queda da temperatura na Europa é usada como prova disso; fica dificil falar do tema sem parecer membro de uma nova seita adepta da doutrina que um apocalipse ambiental irá varrer a espécie humanda do planeta e o messias salvador diferente do esperado pela religiões tradicionais seria a propria humanidade que está obrigada a mudar seu proceder adotando um novo evangelho tecnológico e eco-responsável ou perecer num inferno de altas temperaturas e fome.

Que se dê de barato a descoberta dos emails de cientistas respeitáveis afirmando que mexeram nos números das pesquisas para apoiar suas teses a favor da idéia do aquecimento global.

Tanto é assim, que o mote "aquecimento global" deu lugal a um termo mais amplo "mudanças climáticas", que vejam que coisa, pode explicar as chuvas torrenciais fora de época ocorridas em São Paulo, a queda de temperatura na época normal na Europa e o calor no Nordeste.

E o que de concreto temos, desde a primeira reunião ocorrida sobre o tema, a ECO-92?

Que o aquecimento global é um grande negócio. Não me entendam mal. Explico.

Qualquer um, até mesmo o mais ardoroso defensor do petróleo sabe e reconhece que um dia ele acaba. E acabando, boa parte da humanidade voltará para a idade média e com ela os valores que fazem da civilização humana algo positivo.

Então o que se deve fazer? Financiar como nunca a criação e popularização de meios por enquanto alternativos de energia. Ora se essa pesquisa é necessária e vital, que seja uma energia alternativa ao petróleo e mais limpa que o mesmo.

Nós ganhamos, o planeta ganha. Ou alguem de sã consciência escolhe poluir um rio de onde tira água para beber podendo preserva-lo?

Como chegar lá, ou melhor dizendo, aceitar que é preciso chegar nesse patamar todos concordam porque foi exatamente por isso que todos os paises mandaram representantes a Copenhagem para o COP-15.

O problema como sempre é: quem paga a conta?

A maioria decorou e repetiu o discurso rápido que os maiores poluidores devem ser os mais contribuintes da limpeza. E isso na teoria é aceitável e razoável.

Ocorre que na prática, o mundo cresceu e prosperou justamente porque os paises mais poluidores e destaque-se aqui os EUA e a China, compraram bens e matérias primas dos demais paises. O crescimento do Brasil em grande medida foi baseado no crescimento da China e no seu apetite por ferro. E os EUA? A despeito da propaganda nacional dizer que o comércio exterior aumentou com outros paises, os EUA continuam a ser o maior parceiro comercial do Brasil e basta uma rápida olhada em qualquer pesquisa sobre o assunto, descobre-se que ele também é o maior parceiro comercial de uma infindade de outros paises e foram esses mercados que pavimentaram o crescimento dos demais paises.

Ou seja, queremos que eles continuem comprando, produzindo crescimento e ainda por cima que paguem a conta pelos efeitos colaterais desse crescimento? Se fosse possivel, qual seria a reação se a China resolvesse ajudar o mundo diminuindo seu crescimento e portanto deixando de comprar dos demais paises, ferro e soja por exemplo? Ou os EUA se limitando a produzir internamente ou comprando apenas dos parceiros de sua ALCA?

O Brasil almeja posição de destaque no cenário mundial e não pode hora agir como player mundial para depois de dividir a despesa colocar-se na posição de vítima.

Infelizmente os gastos com a industria bélica no mundo é 20 vezes maior que o gasto com produção de alimentos. Os custos de implantar novas tecnologias e mitigar a emissão de CO2 na atmosfera é muito grande e os paises na hora de optar aonde gastar seus recursos sem dúvida optam pela agenda de crescimento que tem seu impacto agora do que novas tecnologias com impacto para um futuro e que ainda por cima passa por crise de credibilidade quando os dados apresentados, descobre-se agora, foram maquiados.

De qualquer forma essas novas tecnologias são um negócio e bem atrativo diga-se de passagem. Tanto é assim que existe o perigo de perdemos o bonde da história.

Querem um exemplo? Paineis solares são feitos de silica; e o Brasil possui uma das maiores reservas desse minério. E daí, você se pergunta? - Sabe qual o maior produtor mundial de paineis solares? A china. Ela compra o minério do Brasil e o Brasil compra os paineis solares da China. E olha quer a matriz chinesa de energia ainda é dominada pelo carvão.

Considerando a posição no planeta do Brasil, seu clima e sua implementada matriz energética bastante diversificada, o país poderia já ser hoje o líder mundial em tecnologias verdes. E no entanto...

O ano que vem, a COP será no México. Haverá os mesmos discursos, alguns apocalipticos, outros céticos e maioria se perguntando quem pagará a conta.

Tudo como antes...

Nenhum comentário: