O que deve ser levado em consideração quando uma empresa implantar um sistema de VOIP; segundo a empresa Alcatel Lucent:
1) Verificar se a rede de dados não está sobrecarregada = Faça uma análise da rede de dados, monitorando o tráfego, principalmente a dos links WAN. Dependendo da taxa de ocupação, o tráfego de voz pode ser prejudicado, caindo sensivelmente a qualidade de voz. Na implantação de VoIP, você precisa definir claramente muitos fatores, como a utilização do VoIP (incluindo quantidade de ligação ao mesmo tempo, duração) e a qualidade da voz. Em média, um canal de voz ocupa cerca de 35kbps de banda. Esta taxa varia muito em função do codec, do protocolo de sinalização, do tipo de mídia e muitos outros fatores.
2) Definir um protocolo de sinalização; SIP ou H323 = Saiba qual o protocolo de sinalização que o sistema utiliza. H.323, o qual foi estabelecido pela ITU-T, é atualmente o mais utilizado, principalmente pelas operadoras de telefonia. Entretanto, por causa de que foi desenvolvido baseando-se nos sistemas telefônicos das operadoras há muito tempo atrás, este padrão tem um grande overhead, além de grandes dificuldades de funcionamento através de NAT. A maioria das empresas estão considerando o SIP (Session Information Protocol), estabelecido pela IETF (Internet Engineering Task Force), como o sucessor do H.323. SIP reduz a complexidade do VoIP e possui muito mais funcionalidades (como tocar diversos telefones simultaneamente, mensagem instantânea e fácil integração entre correio e voz). A maioria das empresas atualmente estão adotando o SIP como padrão. Um exemplo disso é a Microsoft, que adotou o SIP nas últimas versões do Messenger para o Windows XP e Windows 2000.
3) Definir codecs de alta-qualidade = O tipo de codec (codificador/decodificador ou compressão/descompressão) que você escolhe para converter a voz analógica em voz digital (e fazer a compactação) afeta bastante na qualidade da voz e no consumo de banda por canal de voz. Muitas empresas estão adotando o codec G.729 que possui uma boa qualidade e um baixo consumo por canal de voz (em torno de 32kbps). Estão surgindo muitos outros codecs, como por exemplo o GSM, iLBC, Speex. O algoritmo de codec já está embutido tanto nos telefones baseados em Hardware ou Software. Os codec´s baseados em hardware tem um desempenho superior aos baseados em software por possuir um chip (DSP) específico para esta finalidade.
4) Escolher um ou vários provedores ITSP = Atualmente existe uma grande variedade de provedores ITSPs (Provedores de Serviços de Telefonia IP) que fazem a interligação de uma ligação VoIP para qualquer telefone STFC (Sistema de Telefonia Fixa Comutada) ou celular. É possível utilizar diversos provedores ao mesmo tempo e programar para o sistema sempre utilizar a rota de menor custo.
5) Definir as aplicações VoIP = Os sistemas VoIP oferecem muitas aplicações novas inexistentes nos PABXs tradicionais. É necessário conhecer bem essas aplicações e saber explorar o máximo para trazer grandes benefícios para a empresa.
6) Monitorar a qualidade da voz = Problemas como latência e eco podem prejudicar na qualidade de voz, embora isso não seja muito comum se forem feitos os testes previamente e se o sistema for configurado corretamente.
7) Não tenha falsas expectativas = Não espere retorno de investimento imediato. O custo para instalar um sistema PABX IP é maior do que instalar um PABX analógico, mas ao longo do tempo, em função do baixo custo da ligação VoIP, o investimento é vantajoso, além de aumentar a produtividade dos funcionários e reduzir o custo de operação.
8) Treinar os empregados = Convergência significa que é necessário treinar o pessoal de telecomunicações para trabalhar com informática e rede de dados e treinar também o pessoal da informática para trabalhar com telefonia. É necessário um aprofundamento técnico nos protocolos, arquiteturas e aplicações para explorar as várias potencialidades desta tecnologia.
9) Proteger o PABX IP contra ataques = Se o PABX IP tem conexão direta com a Internet, este equipamento é vulnerável assim como qualquer outro equipamento de rede. Este equipamento deve ser instalado atrás do firewall, protegido contra hackers. Uma solução simples seria reservar uma VLAN específica para os telefones e o PABX IP e utilizar outra VLAN para a rede de dados e utilizar VPN (Rede Privada Virtual) ou links dedicados para interligar os sites.
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