08/02/2010 - 17h19
Lançamento do sanduíche McItaly causa polêmica na Itália
DUNCAN KENNEDY
da BBC News, em Roma
Reprodução |
Críticos defendem que sanduíche McItaly não tem nada a ver com a cozinha italiana |
Um novo sanduíche lançado pela rede de fast-food McDonald's na Itália está provocando uma polêmica sobre a tradição culinária do país.
O McItaly, um hambúrguer de carne 100% italiana, acompanhado de alface, creme de alcachofras e queijo asiago, irritou os críticos gastronômicos, que defendem que o produto não tem nada a ver com a cozinha italiana.
Veja reportagem sobre o sanduíche que irritou gourmets
"O hambúrguer não pertence à cultura italiana, é algo importado do Reino Unido e dos Estados Unidos", reclamou, em entrevista à BBC, o crítico Emiliano Mei.
Mas a novidade ganhou o apoio do governo do país, e o próprio ministro italiano da Agricultura, Luca Zaia, está indo a várias lanchonetes da rede para promover o sanduíche.
"Não é todo mundo que tem o privilégio e tempo para poder frequentar restaurantes cinco estrelas. E muitos jovens estão preferindo esse tipo de lanche rápido e saudável", explicou Zaia à BBC.
Imagem
O McDonald's se defende das acusações de estar "destruindo" a imagem da Itália. "Acho que fizemos a coisa certa pois estamos ajudando os italianos a conhecer melhor a alta qualidade dos ingredientes de seu país", disse Paolo Mereghetti, representante da rede norte-americana na Itália.
Inicialmente, a clientela estranhou o McItaly, mas a polêmica parece ter se transformado em publicidade gratuita para o McDonald's: a rede diz estar vendendo 100 mil unidades do novo sanduíche por dia em todo o país.
Comento:
Dizer o quê? Desde quando um sanduiche destroi a imagem de um país? Se o gosto fosse ruim, va lá, mas nem é o caso.
Que o hamburguer é coisa de americano, tudo bem, mas e daí? Se fosse assim, teria que ser inventado um McFeijoada para respeitar a tradição da culinária brasileira. E no Japão? McSushi?
Olha, amor pela terra natal é uma coisa, mas esse nacionalismo tacanho chega a ser bisonho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário